A importância de um sono/descanso adequado

A maior parte das pessoas não tem noção do quanto o descanso/sono de qualidade é importante para a nossa saúde e bem-estar...A sério, não temos mesmo noção.
Todos sabemos que se não dormirmos não somos produtivos e não andamos de bom humor, daí inferimos que dormir é importante, mas não percebemos o quão importante é.
Dormir em qualidade e quantidade é ainda mais importante que a nutrição, e normalmente nós abordamos este assunto ao contrário e pensamos que o exercício está primeiro e só depois vem o resto. 

Sem descanso e nutrição, podem ter o esquema de treino, suplementação e fármacos entregues na vossa mão pelo Deus do exercício, que não terão resultados.
Mas vamos-nos concentrar no descanso e deixar as outras variáveis de lado.
Efeitos e funções do descanso/sono no desempenho muscular e físico:
  • O descanso/sono (adequado) é essencial para o organismo poder desempenhar as suas funções orgânicas, celulares e sistémicas. A maior parte das pessoas ainda vive na ilusão de que o exercício físico constrói massa muscular...quando na realidade ele provoca um rompimento das proteínas que formam as fibras musculares e desta destruição resulta uma adaptação onde os músculos ficam reforçados e mais resistentes,
  • Quando dormimos o corpo entra num estado anabólico e usando a matéria prima absorvida dos alimentos (proteínas, lípidos e carboidratos) ele consegue, no seu período de descanso (sono de qualidade), reparar e rejuvenescer os tecidos musculares e nervosos, construindo assim um físico mais forte (aumento da massa muscular, entre outras coisas), 
  • É portanto o descanso que nos faz preservar e aumentar a massa muscular, durante o repouso o corpo tem oportunidade de concentrar os seus esforços na reconstrução de tecido, 
  • Esta reconstrução representa uma actividade de intensidade 1 (ligeira) e por esse motivo a fonte de energia mais utilizada são as gorduras (sistema oxidativo) Já repararam que após uma boa noite de descanso acordamos mais definidos do que quando nos deitamos?
  • É nesta altura que se dá o pico de produção de algumas hormonas entre as quais a hormona de crescimento, resultando num duplo efeito de reparação, crescimento e utilização de gordura como fonte de energia que esta hormona promove,  
  • Quanto mais intensos forem os treinos, maior a necessidade de reparação, mais energia é gasta para essa reparação acontecer (EPOC) e mais gordura queimamos neste processo (no descanso pós-treino).
O descanso adequado oferece o melhor de 2 mundos, o aumento da massa muscular e a queima de gordura como energia para concretizar esta reconstrução.
Na ausência de um sono adequado a saúde pode ser prejudicada e observar-se a alteração de:

  • Comportamentos alimentares, 
  • Mecanismo de regulação da glucose,  
  • Tensão arterial,  
  • Processos cognitivos,  
  • Equilíbrio/produção hormonal.
Entre o desequilíbrio hormonal é de sublinhar:
  • Aumento do cortisol,
  • Redução da testoesterona e da IGF-1 (insulin growth factor 1/factor de crescimento semelhante à insulina tipo 1).
Da alteração destas hormonas resulta, entre outras coisas, uma diminuição do anabolismo (síntese proteica) e um aumento do catabolismo (degradação proteica) que resulta na perda de massa muscular, inibição de crescimento muscular seguido ao exercício físico, lesões e atrofia muscular, consequências também associadas a enfermidades e doenças. Vamos ver o papel de cada uma destas hormonas:
  • O cortisol é uma hormona envolvida na resposta ao stress. Perante situações de emergência aumenta a pressão arterial e o açúcar no sangue, fornecendo energia aos músculos. Durante este processo as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos são paralisadas e o organismo utiliza a degradação proteica para obter energia (catabolismo),   
  • A testoesterona é uma hormona fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores masculinos e na promoção de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e o crescimento de pêlos no corpo. A testosterona é essencial para a saúde e bem-estar e na prevenção de osteoporose, 
  • O IGF-1 é uma proteína produzida no fígado com papel importante no crescimento, e no desenvolvimento da musculatura. Aumenta os níveis de glicose no sangue, reduz os níveis de gordura corporal, altera a oxidação lipídica (queima de gordura) e aumenta a síntese de proteínas (anabolismo),  
  • A Hormona de crescimento estimula o crescimento, a produção de IGF-1, a reprodução e regeneração celular através do aumento da síntese proteica. Estimula também uma menor utilização de glicose pelas células para produção de energia, aumentando assim a utilização da gordura, ocorrendo uma maior mobilização de ácidos gordos dos tecidos adiposos para que os mesmos sejam utilizados pelas células. Dá-se também, um aumento da quantidade de proteínas nos tecidos e como consequência deste aumento e de um maior armazenamento de glicogénio no interior das células, estas aumentam em volume e número, observando-se um aumento no tamanho de quase todos os tecidos e órgãos do nosso corpo.
Acho que dá para perceber a importância de um sono/descanso adequado.
Se vocês treinam e não estão a ter os resultados que queriam, seja definição ou volume muscular e até recuperação que vos permita dar o 110% no próximo treino, confiram se andam a cumprir com o vosso descanso.
Dormir bem ajuda a emagrecer, ou melhor, ajuda a queimar gordura e optimiza todos os outros factores que englobam uma boa saúde (nutrição, exercício físico, bem estar, etc), portanto priorizem o vosso descanso e dêem a oportunidade ao vosso corpo de fazer a sua parte.
Para ficarmos mais por dentro do assunto vamos observar algumas variáveis que afectam, condicionam e limitam a qualidade do nosso descanso:
Ciclos de sono

esta ideia está muito em voga e até foram criadas aplicações no telemóvel para nos dizerem as horas exatas a que devemos acordar de forma a optimizar o nosso sono e descanso, mas como vamos ver as coisas não são tão ''preto no branco'' e estas aplicações pouco nos podem oferecer além de um efeito placebo.
O sono divide-se em dois tipos:

  • REM (rapid-eye-movement) - que significa movimento rápido dos olhos, é nesta parte do sono em que sonhamos (sono activo). Ao usarmos um eletroencefalograma (EEG) para analisar as fases de sono detetamos que o REM é caracterizado por ondas de pequena amplitude e alta frequência, bem como movimentos dos olhos. Pessoas acordadas nesta fase do sono recordam-se dos sonhos que são descritos como bastante realistas e por vezes bizarros. Nesta fase os braços e as pernas são temporariamente paralisados. 
  • NREM (non-rapid-eye-movement) - ausência do movimento rápido dos olhos, esta fase é composta por 3 períodos distintos, que vão da N1 à N3. Nesta progressão a actividade cerebral abranda e os olhos não se mexem, entrando num sono profundo cujas ondas são de grande amplitude e baixa frequência. Quando acordamos nesta fase raramente nos lembramos do que sonhamos.
Numa noite normal de um adulto saudável o processo é este:
  • Entramos no NREM no período N1, o primeiro estágio do sono onde estamos meio a dormir, meio acordados, tipicamente abrandamos o movimento dos olhos e ''marcamos golos de cabeça'', esta fase pode demorar de segundos a alguns minutos,  
  • O período N2 vem a seguir e pode durar de 10 a 25 minutos, é um sono mais profundo que o N1 e portanto mais difícil de acordar dele,  
  • Progressivamente entramos no N3 que pode durar de 20 a 40 minutos, é a fase mais profunda do sono,  
  • Após o N3 o caminho retrocede e passamos à N2, seguido da N1 que já dá entrada no REM. Este caminho reverso é mais rápido que o normal (5 a 10 minutos),  
  • Após o REM tudo se volta a repetir e uma boa noite de sono é composta de 4 ou 5 ciclos completos,  
  • A fase NREM é mais longa na primeira metade da noite, diminui progressivamente e pode ser quase inexistente nos últimos ciclos,  
  • A fase REM tem maior duração na segunda metade da noite, podendo durar de 1 a 5 minutos nos primeiros ciclos, aumentando progressivamente nos últimos,  
  • Um ciclo de sono completo pode variar de 70 a 120 minutos.
As supostas aplicação fazem uma média e partem do principio que o ciclo de sono dura aproximadamente 90 minutos, para depois calcularem a hora a que a pessoa deve acordar, de forma a calhar na fase REM (menos profunda e portanto menos suscetível de nos deixar moles e atordoados).
No entanto os ciclos são incertos e basta uma variação de 10 minutos para estarmos numa fase mais profunda e portanto mais difícil de acordar.
Para alguns 7h é o ideal, para outros 8h é o óptimo, cada pessoa tem o seu metabolismo e a sua maneira de funcionar, não adianta prever a ''hora certa'' de acordar.
Criem o vosso ritmo (o corpo funciona bem com rotinas), deitem-se à mesma hora, aproximadamente 7-8h antes da hora que têm de acordar e já vão com meio caminho andado para os ciclos baterem certo.
Experimentem e vejam o que funciona melhor com vocês.
Ritmo Circadiano
Designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre a digestão, o estado de vigília/sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo.

Ou seja, temos dentro de nós um relógio biológico que regula a nossa hora de dormir e a sua duração (entre outros), baseado primariamente na luz solar, mas também noutros factores como a temperatura, etc. Não é de espantar então que após milhões de anos de evolução passados a dormir no período noturno, nos seja nocivo fazer ''uma direta'' ou trocar turnos, por exemplo. 
Perturbações no Ciclo Circadiano:
  • Animais que são forçados a comer durante o seu período normal de descanso mostram aumento da massa corporal (engordam), 
  • Os seres humanos que trabalham por turnos têm tendência a ter horários de refeição irregulares associados a alterações na sensibilidade da libertação da insulina e aumento de peso, estando também associados a aumento do risco de hipertensão, processos gerais de inflamação e doenças cardiovasculares.
Independentemente de haver pessoas (exceções) que se sintem mais despertas ou produtivas no período noturno, isso não significa que uma perturbação no ciclo circadiano não tenha consequências negativas na nossa saúde, por vezes sentidas apenas no médio-longo prazo.
Falando por experiência própria, já faço turnos há mais de 10 anos e embora na altura não me fizesse confusão e conseguisse dormir uma dia inteiro até as 20h, hoje vejo as suas consequências.

O meu ritmo está completamente alterado e não consigo dormir mais de 6h seguidas, muitas vezes tenho de acordar e só passado uma ou duas horas consigo pegar outra vez no sono, o que muitas vezes não é compatível com os meus horários laborais e acaba por prejudicar não só a minha saúde como a minha prestação profissional, o meu humor, entre outras coisas (má qualidade de vida).
Se tiverem oportunidade de não fazerem turnos, evitem.
Se fizerem turnos noturnos estabeleçam a vossa própria rotina:

  • Planeiem as horas de refeição, 
  • Façam refeições de 3 em 3 horas não em quantidade mas em qualidade,  
  • Tentem dormir imediatamente após o final do turno.
Homeostase Sono-vigília
Homeostase, no geral, é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar as suas funções de forma adequada, de modo a manter uma condição estável.
Mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico, controlados por mecanismos de regulação química, este mantém propriedades do nosso corpo como a temperatura, acidez, etc. 

O equilíbrio Sono-Vigília é um tipo de cronómetro interno que origina uma necessidade/impulso/vontade de dormir que funciona em função do tempo que passou desde a última vez que tivemos um descanso adequado:
  • Quanto mais tempo nos mantemos acordados, maior o desejo e necessidade de dormir e maior a probabilidade de adormecermos, 
  • Quanto mais tempo dormirmos menor a pressão para voltarmos a dormir e maior a probabilidade de nos mantermos despertos/acordados.
Hormonas endógenas parecem regular este processo, acumulando-se no cérebro durante o tempo que passamos acordados, resultando num aumento da pressão para dormir, pressão que é libertada através do próprio acto de dormir.
Entre estas hormonas a Adenosina é a mais referenciada, inibindo muitos dos processos associados ao estado de vigília, particularmente o das Catecolaminas (Norepinefrina, Serotonina, Dopamina e Adrenalina), precisamente aquelas que a cafeína estimula.
Isto está correlacionado com a atividade física da seguinte maneira:

  • Ao gastarmos energia esgotamos as nossas reservas de ATP (Trifosfato de Adenosina), acumulando adenosina,
  • Quanto mais energia gastarmos ao longo do dia maior acumulação desta hormona libertada do ATP e maior o desejo de dormir, de forma a repor estas reservas,
  • Ao dormirmos é removida a concentração de adenosina, que é substituída por reservas de glicogénio, que por sua vez é gasto nas atividades físicas.
Como vimos no Post ''Café...posso beber?'' a cafeína, entre outros estimulantes, é inibidora da hormona adenosina.
Conclusão
Os padrões de sono podem ser afetados por vários fatores incluindo:

  • A idade, 
  • A quantidade de sono ou tempo acordados que tivemos recentemente (homeostase sono-vigília),  
  • A hora do dia ou noite relativamente ao nosso relógio interno (ritmo circadiano),  
  • Comportamentos que ocorreram antes de nos deitarmos como o exercício e o stress,  
  • Condições ambientais como a temperatura e luz,  
  • Químicos que tenhamos ingerido (como a cafeína).
O histórico de sono (quantidade e qualidade do descanso recente) pode também ter efeitos dramáticos no padrão de sono:


  • Falhar repetidamente uma noite sono (direta), 
  • Um descanso irregular (troca de turnos),  
  • A perturbação frequente do sono (dormir de dia),  
  • Estes fatores sobrepõe-se e podem por vezes entrar em conflito, resultando numa redistribuição dos ciclos de sono diferente do habitual.
Um bom exemplo disto são as sestas tiradas a meio da tarde.
Se forem curtas podem revitalizar e dar energia, mas se forem prolongadas (mais de 30 minutos) podem prejudicar o padrão de sono, ou seja, podem chegar à noite e não conseguir dormir.
O corpo regula estes vários fatores/variáveis através da produção e libertação de algumas enzimas e hormonas, nomeadamente a melatonina, que actua como mediadora entre estes vários ritmos e ciclos.

No fundo é preciso algum planeamento e responsabilidade quando a nossa vida não é rotineira ( das ''9 às 5''), pois uma coisa tão natural como dormir pode-se tornar num verdadeiro problema ao interferirmos com estas variáveis ou na presença de stress e problemas, formando um efeito bola de neve e uma espiral negativa difícil de sair e onde a nossa qualidade de vida pode ser severamente afetada.
Para as pessoas que treinam e que pensam que dormem relativamente bem, revejam melhor o vosso descanso se acharem que não estão a ter os resultados físicos que almejavam...muitas pessoas querem dar demais de si e concretizar objetivos para ontem, negligenciando um factor chave no crescimento e definição muscular...o repouso e o sono...

Lembrem-se que fazer muito tem que ser sinónimo de descansar muito, se pretendem resultados sustentáveis.
Para terminar, vamos resumir algumas práticas que ajudam a garantir um sono de qualidade:

  • Não falhar noites de sono (não fazer diretas), 
  • Tentar criar uma rotina ou hábito (levantar e deitar à mesma hora),  
  • Não exagerar nas sestas,  
  • Não ingerir químicos suscetíveis de nos despertar perto das horas de descanso (cafeína, etc...),  
  • Não fazer exercício físico intenso perto das horas de descanso (zona de intensidade 4 e 5),  
  • Procurem um sitio sem luz (escuro), silencioso e ligeiramente frio para dormirem,  
  • Evitem mexer em aparelho tecnológicos (telemóveis, pc's, i-pad/pod, etc) imediatamente antes de dormir ou terem atividades que estimulem o intelecto,  
  • Deixem os problemas do trabalho ou os dramas da vida social num cantinho da vossa mente onde não vos incomodem nas próximas horas, ou seja, relaxem,  
  • Tentem levar uma vida tranquila e harmoniosa com o mínimo stress possível ou atritos emocionais (maturidade, yoga, meditação, felicidade, equilíbrio, racionalização, pragmatismo, desapego, o que funcionar na vossa mente...).