Suplementos...são aquilo tudo e muito mais?

Vamos falar de suplementos. 
Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, que podem estar em falta ou podem não ser consumidos em quantidade suficiente na alimentação.
Daqui se entende que complementam e não substituiem a alimentação.
Não substituem uma boa dieta, apenas complementam-na. Se esta for equilibrada e ajustada às nossas necessidades é possível/provável que não exista necessidade de a suplementar.
Mas como eles são referidos normalmente num contexto de exercício físico e se a pessoa em questão se dedicar intensamente ao mesmo, então é também possível que os suplementos acrescentem algum valor à sua alimentação.
No entanto, a forma como estes têm sido divinizados e publicitado é absurda, tal como o dinheiro que se gasta para os adquirir. É permitido dizer quase tudo o que se quer acerca dos efeitos destes sem existir qualquer estudo/verificação dos dados a apoiar/suportar de forma credível os seus resultados. Tudo está envolvido numa neblina de confusão e nomes técnicos de algo que na maioria dos casos não atinge as expectativas.
Fazem lembrar os vendedores ambulantes dos Westerns Americanos que vendiam tónicos para crescer cabelo, remédios para impotência e elixires que curavam todas as doenças.
Vende-se banha da cobra em forma de comprimidos coloridos com rótulos pomposos e o pior é que esta indústria se alimenta de sonhos e frustrações de pessoas que ambicionam ser algo que não são, ou para o qual não estão dispostas a trabalhar para se tornarem.
Promovem um ideal estético que simplesmente não é realista nem exequível para a maior parte das pessoas, uma imagem vã e fútil de aceitação social através de um corpo plástico que em nada contribui para a nossa saúde, em prejuízo de conhecimento e informação sobre alimentação e hábitos saudáveis. No fundo estas empresas contribuem para a desinformação.
Sou da opinião de que é dado demasiado enfâse aos suplementos em detrimento de uma alimentação saudável e hoje em dia sabe-se mais sobre suplementos do que sobre nutrição.
Existimos como espécie há muitos milhares de anos sem termos estes suplementos na nossa alimentaçãoe parece que todos os anos se descobre algo sem o qual não poderemos passar o resto da nossa vida. Há algo aqui que não bate certo.
E o que não bate certo é a imensa máquina de Marketing que publicita agressivamente estes produtos, uma máquina de fazer milhões é a razão por detrás de toda esta corrida a supostas pesquisas científicas inovadoras, produtos novos, embalagens fluorescentes, termos técnicos enganadores, etc, etc...

Posto isto, não nego que os suplementos possam desempenhar um papel importante na nossa alimentação, um papel de apoio, de reforço, um papel secundário.
Conhecimento é poder e daí a importância de pesquisarmos, experimentarmos e sabermos o porquê das coisas...sabermos o que estamos a ''meter'' no nosso organismo.
Meio que por acaso dei de caras com um ebook (no meio de outros que falavam sobre alimentação e muculação) que de certa forma me abriu mais os olhos para este assunto. Este livro alerta para todo este esquema dos suplementos nutricionais:
Livro que no fundo serve também para publicitar o próprio livro dele (mais uma volta na roda do dinheiro), mas que não invalida as criticas feitas à máquina propagandista dos suplementos.
A conclusão sobre os suplementos é a seguinte:
  • Podem ser importantes, mas nunca da forma como são publicitados, 
  • Dificilmente valem o dinheiro pedido pelos mesmos,  
  • Nunca em caso algum substituem uma boa alimentação ajustada às necessidades de cada indivíduo.