Forma VS Desempenho

Aqui está uma frase que nos dá que pensar e que de certa forma contraria o senso comum...

Forma e desempenho não são a mesma coisa, significando que eu posso parecer estar em forma (de um ponto de vista estético) mas em termos reais (de desempenho) não estar. Por outro lado posso estar com um bom condicionamento físico mas visualmente não parecer estar em forma.
É aqui que entram algumas noções importantes como biotipo e metabolismo, leiam estes Posts para ficarem por dentro do assunto:

Vamos reforçar algumas ideias transmitidas nestes textos:
  • Cada pessoa nasce com o seu biotipo e o seu metabolismo, 
  • Isto pode-se alterar mas não mudar radicalmente,  
  • Não há exemplos perfeitos de um só biotipo, somos uma mistura de várias características deles,
  • Algumas pessoas aproximam-se mais de um biotipo que outro, o peso de cada um destes biotipos na nossa constituição varia de pessoa para pessoa.
Posto isto dá para perceber porquê é que se duas pessoas fizerem exatamente o mesmo (comerem o mesmo, às mesmas horas, descansarem o mesmo, treinarem igual), terão resultados diferentes.
Cada pessoa (consoante o seu biotipo e metabolismo) irá responder de maneira diferente ao exercício, alimentação e descanso.
Um ectomorfo que tenha dificuldade em ganhar peso necessita de mais descanso e serenidade para ganhar massa muscular do que um mesomorfo.
Por outro lado um endomorfo terá que restringir mais a sua alimentação para queimar gordura do que um ectomorfo ou um mesomorfo.
Isto explica porque é que muitas vezes grandes atletas e profissionais (excelente desempenho), não aparentam ser de um ponto de vista visual tão bons como são.
Temos vários exemplos disso:

  • Lionel Messi (1,70m), lado direito da foto. Se apresentássemos este atleta a uma pessoa que nada percebe de futebol, provavelmente não iria receber crédito como um dos melhores jogadores do mundo, pois julgando unicamente pela sua aparência (frágil e de baixa estatura), o desempenho não é evidente.  
  • Hulk (1,80m), lado esquerdo da foto. Possante e forte, já poderia ser percecionado por uma pessoa que nada conhece de Futebol como um grande atleta.
Uma coisa é certa, para jogar neste nível internacional é necessário não só termos esse algo mais que nasce com a pessoa (aptidão inata para jogar à bola), como estarmos no nosso melhor nível físico (desempenho óptimo). 
É óbvio que o Messi está noutro patamar, mas no campo do desempenho tanto o Hulk como o Messi estão num nível óptimo para a sua estrutura e tipo de corpo (força, potência, resistência, velocidade, etc). 
No entanto e para o caso do Messi, isso não se traduz na sua aparência (forma)... Porquê?
Porque forma e desempenho não são a mesma coisa.
Podem treinar o mesmo, comer o mesmo, dormir o mesmo, o corpo do Hulk e o corpo do Messi vão responder de forma diferente.
Porquê?
Porque têm biotipos e metabolismos diferentes que lhe conferem estatura e estruturas diferentes, bem como formas, volume muscular, tonificação e definição diferente.
Contudo, o nosso senso comum tem tendência para julgar os atletas (e as pessoas) pela sua aparência e ficamos com a ideia que atletas não musculados e definidos não têm um bom desempenho.
Nos desportos de combate é muito frequente encontrarmos lutadores que não aparentam ''estar em forma'', mas isto não é por falta de treino ou dedicação...é o seu corpo que é assim.
Roy Nelson e Bj Penn são bons exemplos de lutadores do UFC que tinham a força, potência e resistência necessária (desempenho) mas que não aparentavam (forma) estar a competir num nível mundial. 
 No seu nível de competição treinar todos os dias (mais do que uma vez por dia provavelmente), fazer um regime específico de alimentação e suplementação e descansar adequadamente são coisas rotineiras.
Como a forma é diferente de desempenho, tiveram vitórias sobre adversários bem mais musculados e definidos e o Bj Penn é considerado um dos melhores pesos-leves de sempre.
Se perdessem tempo a melhorar a sua aparência (forma) através de uma restrição alimentar ou treinos de musculação, não só iriam ter menos energia como menos tempo para treinarem a técnica do seu desporto, o que resultaria num pior desempenho. Iriam ficar bonitos nas fotos mas perder os combates.
Por outro lado, numa competição de culturismo onde apenas a forma importa, é óbvio que só corpos esteticamente perfeitos levam a taça. E esse tipo de corpo, com as simetrias, formas e definição necessárias não é algo acessível a todos os mortais, é preciso ter esse algo mais de origem.
Mas em desportos onde o que conta é o desempenho, nem sempre este é acompanhado da forma/aparência/definição e musculatura que a palavra ''atleta'' nos sugere.
Conclusão, estar em forma e parecer estar em forma nem sempre andam de mãos dadas.
É importante percebermos isto se ambicionamos ser saudáveis, pois isto nem sempre passa por um corpo plástico de abdominais ''tanque de lavar a roupa'', braços musculados e definidos e todas aqueles estereótipos que nos são ''dados a comer'' por revistas como a Men's Health e que acabamos por interiorizar.
Da mesma forma que nas mulheres um corpo saudável nem sempre é sinónimo de cintura fina, peito e rabo generoso, 86-60-90.
É importante termos tonificação e vigor físico, mas para cada pessoa isso irá significar um corpo diferente, não viemos todos do mesmo molde e cada um de nós tem as suas características das quais não pode fugir.
Se para ter um ''six-pack'' tenho que cortar com tudo e mais alguma coisa na alimentação, comer alface e frango o resto da vida e nunca me desviar da mais regrada dieta, talvez seja melhor ideia aceitar o meu corpo como ele é e concentrar os meus esforços num objetivo mais real e saudável tanto a nível físico como psicológico.
Não vale a pena estarmos a castigar o nosso corpo por algo que ele não é nem nunca será.
Enquanto isso algumas pessoas à nossa volta comem os bolos e comidas processadas que querem e o seu ''six-pack' não muda...mas isso não é sinal que estejam saudáveis por dentro, apenas têm a já falada ''forma''!
Ter a ''forma certa'' (aparência) é importante numa sociedade que vive da imagem e isso acaba sempre por afetar a nossa auto-estima, é inevitável e não vale a pena dizer que não queremos saber da opinião dos outros, o que pensam e comentam...importamo-nos em graus diferentes, mas importamo-nos sempre qualquer coisa.
Mas ser saudável e feliz é sem dúvida muito mais importante do que ter a ''forma certa'' (aparência), ou seja, o desempenho é mais importante que a forma.
O rumo certo parece estar então em encontrar um equilíbrio entre o que desejamos ser e o que somos, adaptar as nossas expetativas, ser exigente mas realista.
Aceitar a nossa impressão genética da qual não podemos fugir e trabalhar para nos aproximarmos o mais possível da nossa ideia de beleza, sem nunca descurar a saúde, pois esta tem que ser parte integral da nossa busca, senão corremos o risco de nos transformarmos numa mente insatisfeita e infeliz presa num corpo bonito e doente.
E acreditem que Zombies é o que não falta por aí, gente escrava da exigência de parecer bonito, enfrascada em suplementos e drogas, solários, depilados a laser, encharcados em maquiagem, etc, a viverem para todos menos para elas mesmas.
Mas então como posso eu conhecer o meu biotipo, pontos positivos e pontos negativos, saber como criar a ilusão de um corpo perfeito, trabalhando em cima daquilo que ''Deus me deu'' e não descurando a saúde?
Para saberem mais leiam os Posts:

Conhecimento é poder