Alongar...sim e quando?

Este é um dos mitos que eu estava mortinho por desvendar...tinha sérias dúvidas a seu respeito...
Além disso parece que toda a gente tem uma opinião diferente acerca disto e ninguém sabe explicar em que baseiam as suas opiniões!
Já vi professores e mestres que simplesmente não alongam...outros alongam antes e depois do treino...outros só antes ou só depois!
Mas afinal quem tem razão? 
E existe razão nisto?
Definitivamente não podem estar todos certos...vamos desvendar este mistério!
Para podermos entender se alongar traz benefícios e qual a altura em que o devemos fazer, temos primeiro que definir o que é o alongamento.
Chamamos alongamento aos exercícios voltados para o aumento ou manutenção da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas atinjam a sua dimensão normal (ou aumentem o seu comprimento). 
Quanto mais alongado for um músculo maior será a movimentação (amplitude) da articulação comandada por aquele músculo e maior a flexibilidade desse segmento corporal.
Perceberam?

  • O exercício que tenha o objetivo de aumentar a flexibilidade muscular é considerado alongamento...
Qual exercício?
  • Qualquer um desde que empreendido com esse objetivo...e na minha opinião todos os exercícios são bons desde que adaptados ao nosso objetivo.
Se for fazer um treino de corrida faz sentido alongar com flexões ou um exercício que alongue só o tronco?
  • Óbvio que não...o exercício é bom, mas pode não estar adaptado ao nosso objetivo, mas a culpa não é do exercício, é de quem orienta o treino.
Então e a ideia clássica que temos do alongamento, tocar com os dedos das mãos nos pés?
  • Isso é o chamado alongamento estático, mas também existe o alongamento dinâmico. 
Vamos aprofundar...
Alongamento estático é o alongamento que conhecemos na sua forma convencional, manter uma posição de 10 a 60 segundos, sentindo um ligeiro desconforto (diferente de dor) no processo.
Alongamento dinâmico envolve o que tradicionalmente chamamos de aquecimento, exercícios que implicam movimento, que normalmente representam a actividade que vamos desenvolver a seguir...se vamos correr será preferível fazer uns agachamentos ou lunges, correr a um ritmo lento com os calcanhares a tocarem nos glúteos, etc...
Quando normalmente falamos de alongamentos referimo-nos a alongamentos estáticos.
Actualmente, os investigadores na área do exercício acreditam que alguns dos elementos que fazem parte do programa de aquecimento de muitos atletas são, não só uma perda de tempo, como podem até prejudicar o seu rendimento físico.
A conclusão é:

  • O alongamento estático exige um esforço considerável, esforço esse que não sendo gradual não é aconselhável ser feito a frio (antes do treino), 
  • Mesmo que já aquecidos, representa um esforço que cansa o músculo, deixando-o tenso e menos sensível, diminuindo a nossa prestação no treino (menos força, menor rendimento),  
  • O objectivo de um aquecimento é soltar os músculos e os tendões para aumentar a amplitude do movimento das articulações e elevar a temperatura do corpo. Devemos então fazer alongamentos dinâmicos antes do treino,  
  • Os alongamentos estáticos trazem benefícios se forem feitos no final de um treino (quando estamos quentes) para relaxar, ou se forem o próprio treino (treino de alongamento), após o devido aquecimento sempre.
Além dos treinos, alongar com regularidade ou frequência em qualquer altura do dia também pode ter os seus benefícios:
  • Músculos doridos (tensos) ou más posturas também podem ser aliviadas com alongamentos que promovam o relaxamento,
  • Alongar pode manter ou aumentar a flexibilidade e quanto maior a regularidade com que alongamos maior a probabilidade de isto se manter no longo prazo (terceira idade),
Pessoas com trabalhos muito sedentários ou com más posturas devem alongar com maior frequência, de forma a prevenir lesões ou patologias.  
Como esta explicação foi sumária vou estender esta questão dos alongamentos às aulas que vejo serem praticadas por aí.
Em suma os alongamentos têm de promover o relaxamento para permitirem o estiramento das fibras musculares. Isto regula-se com a intensidade em que pomos nos exercícios, pois quanto mais quentes estivermos, maior a intensidade com que podemos esticar as fibras e exigir delas o seu limite.
Sou da opinião que os melhores aquecimentos e alongamentos dinâmicos são aqueles feitos com os próprios exercícios que vamos treinar:

  • Se vamos fazer Musculação devemos começar já com os exercícios do treino (com carga reduzida e subindo gradualmente até estarmos quentes e lubrificados, mas não cansados),
  • Se vamos fazer Boxe ou Muay Thai devemos fazer sombra, saltar à corda, entre outros,  
  • Se vamos fazer Capoeira devemos gingar,  
  • Se vamos correr devemos fazer Lunges, agachamentos ou uma corrida leve.
Usar os próprios exercícios do treino habituam o músculo e dão-lhe uma ideia do trabalho que ele vai desenvolver a seguir...
E o nosso corpo reage a isto, fica a pedir mais!
Um aquecimento bem feito é um misto de energia e vontade que se vai acumular gradualmente à espera de libertação, o treino torna-se então super produtivo.
Um aquecimento mal feito é aquele que nos deixa esgotados e sem energia para o treino que se segue.
O pior aquecimento do mundo é aquele em que, após feito, ficamos à espera (arrefecendo e esfriando) meia hora antes de começar a atividade (muito comum em competições e torneios de todas as modalidades).
Vejo muitas aulas com aquecimentos desgastantes com a desculpa de se treinar condicionamento físico ao mesmo tempo...não faz sentido...se querem treinar condicionamento físico façam treinos de condicionamento físico!
Desta maneira não irão colher benefícios nem de um treino de condicionamento físico, nem do outro treino que supostamente foram lá para fazer.
Já fiz treinos de Boxe em que mais de metade da aula foi aquecimento e condicionamento físico...fiz Boxe? Não...
Já fiz aulas de Jiu Jitsu com aquecimentos tão duros que me deixaram de rastos antes da parte do Jiu Jitsu começar...aprendi ou desenvolvi algum Jiu Jitsu? Não...

Qual o resultado que se atinge quando se treina cansado? Nenhum...
O melhor condicionamento físico que podem ter é feito numa aula à parte dedicada exclusivamente a isso...seja endurance, potência ou mesmo força, a melhor maneira de atingirem resultados é treinarem isto à parte, como complemento da outra actividade que desenvolvem.
O que acontece é que muitos professores juntam na mesma aula coisas diferentes para atrair alunos de diferentes públicos, ou simplesmente não sabem melhor. Isto só beneficia aquelas pessoas que querem fazer exercício apenas para queimar umas calorias e ao mesmo tempo aprenderem qualquer coisinha, mas quem quer realmente se dedicar a uma actividade acaba por ver a sua evolução prejudicada
a médio prazo, bem como sofrer lesões por desgaste e fadiga.
Know your body, Know thyself