Suplementos e medicação...antes ou depois das refeições?

Esta também é uma dúvida minha...quando se devem tomar os comprimidos, seja suplementos ou medicamentos?
  • Em jejum? 
  • Antes das refeições?  
  • Durante ou depois das refeições?  
  • Ao acordar ou antes de dormir?
A resposta, como sempre, vai variar consoante o que formos tomar.
Medicamentos
No que diz respeito aos medicamentos, de uma forma geral, devem ser tomados com as refeições ou após as mesmas. 
As razões para isto são:
  • Redução da sensação de náusea ou vómitos e dos efeitos secundários da irritação do estômago (alguns medicamentos são autênticas bombas num estômago vazio), 
  • Assegurar que os medicamentos são bem absorvidos, pois os alimentos abrandam o esvaziamento gástrico, abrandando também a taxa de absorção dos medicamentos, podendo isto melhorar a sua absorção, dependendo do medicamento em questão,
Excepção feita se o efeito desejado for uma rápida absorção, então a toma tem de ser entre refeições (ser feita de estômago vazio).
Suplementos
Vitaminas e Sais minerais

  • Vitamina A, E, D e K 
São lipossolúveis, ou seja, necessitam dos lípidos contidos nos alimentos para serem absorvidas. Daqui resulta que a sua absorção torna-se mais eficiente quando tomadas com uma refeição que contenha lípidos (azeite, carne, manteiga, ovos, peixes gordos, sementes, frutos secos, etc...).
A vitamina D é uma excepção, a sua absorção não é afectada pelos alimentos, apesar desta ser lipossolúvel. No entanto alguns estudos sugerem que esta tem influência negativa no sono e se estão a pensar tomar vitamina D em separado, será melhor fazê-lo no período da manhã ou da tarde.
  • Vitaminas B e C
São solúveis em água (hidrossolúveis) e por este motivo não necessitam de ser tomadas com uma refeição, a menos que isso vos cause irritação no estômago, nesse caso é melhor tomarem durante ou após uma refeição.
Isto é comum com grandes doses de vitamina C, podem repartir a toma em duas ou três vezes, em vez de tomar 1000mg de uma só vez, dividirem em 500mg de manhã e 500mg à tarde.
As vitaminas do complexo B podem interferir com o sono e por este motivo devem ser tomadas de manhã ou da parte da tarde,.
A vitamina B12 deve ser tomada de estômago vazio (entre refeições) para assegurar a sua melhor absorção (alguns nutrientes contidos nos alimentos podem interferir ou competir na absorção desta vitamina).
  • Zinco
Estudos indicam que é melhor absorvido entre refeições (estômago vazio), mas se isto causar indigestão, a melhor opção será tomar com a refeição.
O zinco, ferro e cálcio competem pelos mesmos receptores responsáveis pela sua absorção e por este motivo não devem ser tomados à mesma hora, nem com refeições fortes em lacticínios (cálcio). 
  • Ferro
Este mineral (à semelhança do zinco) deve ser tomado entre refeições (estômago vazio) para assegurar uma melhor absorção, ou com uma refeição ligeira se a irritação do estômago for um problema.
O cálcio, o zinco e a vitamina E interferem na absorção deste mineral, se também tiverem a tomar os últimos em separado, não os juntem com o ferro. 
  • Cálcio e Magnésio
A absorção destes minerais é mais eficiente quando tomados com uma refeição. São benéficos no pré-treino por estarem envolvidos no processo de criação de energia, sendo por este motivo recomendada a toma na refeição que antecede o treino. 
Estes minerais também ajudam no relaxamento muscular e no sono, portanto a sua toma também poderá ser feita na última refeição do dia. 
  • Multivitaminicos
Trazem todas os anteriores em quantidades menores do que quando adquiridas individualmente, mas no seu conjunto formam um comprimido potente que se tomado de estômago vazio pode causar irritação ou indigestão. A somar a isto e devido ao seu conteúdo de vitaminas lipossolúveis, deve ser tomado com uma refeição.
Possuindo vitaminas do complexo B bem como a D, pelo motivo acima descrito, não devem ser tomados à noite (antes de dormir).

Como já vimos nos Posts ''Proteína...devo suplementar?'' e ''Aminoácidos e BCAA's...vale a pena tomar?'', os momentos importantes para a toma destes suplementos são o pré (15/20min) e o pós treino (imediatamente após).
Devem ser tomados sem a adição de alimentos para assegurar uma rápida absorção e melhor prestação no treino bem como recuperação no pós treino, excepção feita para a Caseína (proteína de absorção lenta) que deve ser tomada de noite, antes do adormecer e sem a adição de outros alimentos.
  • Enzimas (bromelaína, papaína, tripsina e quimotripsina)
Se o objectivo for melhorar a digestão (enzimas digestivas), devem ser tomadas no início da refeição.
Se o objectivo for reduzir dor ou inflamação, ou curar alguma lesão/doença, devem ser tomadas entre refeições de estômago vazio.
Deve ser tomado com as refeições, pois o seu conteúdo lipidico ajudam na sua absorção, mas não na refeição anterior ao treino. A lenta absorção dos lípidos e gorduras podem causar indigestão num treino mais intenso.
O multivitaminico deve ser tomado na mesma refeição que o ómega-3/óleo de peixe, pois estes ajudam a melhorar a absorção do multivitaminico.


  • Produtos naturais compostos maioritariamente por ervas:
Ervas para propósitos digestivos devem ser tomadas 10/15 minutos antes da refeição.
Para outros fins os produtos contendo ervas devem ser tomados entre refeições (estômago vazio), pois os alimentos contêm fibras que podem atrasar ou impedir a sua absorção de uma forma eficiente.